Ser um franqueado é uma das alternativas mais promissoras no mercado, já que o modelo de franquias permite que a sua marca alcance maiores patamares que, provavelmente, não conseguiria se não fosse de uma rede.
A franquia é um modelo de negócio que gera retorno financeiro aos franqueados e protege seus direitos. Oferece uma série de vantagens em relação a outros modelos de negócio. Porém, como em todo negócio, também existe uma série de desafios. Por exemplo, você terá que dominar o trabalho em equipe para que sua franquia tenha sucesso. É preciso vestir a camisa da empresa.
É claro que as franquias reduzem as margens de erro mas, também, é preciso saber que elas não são uma garantia total de sucesso. Para isso, você deverá se envolver no processo de vendas, na linha de frente e no contato com o público.
Qual é a diferença entre franqueador e franqueado?
Pode ser franqueador qualquer pessoa jurídica que possua um modelo de negócio bem-sucedido a ser “vendido”. Já o franqueado, qualquer pessoa física capaz ou jurídica que possua a vontade de desenvolver uma determinada atividade que já foi criada, seguindo o seu modelo.
A título de exemplo, um franqueado do MC Donalds é o dono da empresa que vende hambúrgueres, batatas e sorvetes, já o franqueador é a empresa responsável por vender as lojas do MC Donalds para pessoas que tem capital para investir e começar uma loja do zero.
O que preciso para ser um franqueado?
Para ser um franqueado você precisa analisar os seguintes pontos:
- Invista em uma área que você domine e goste;
- Cadastre-se, através da internet ou em feiras de empreendedorismo e de franquias;
- Marque um encontro com a outra parte para tirar dúvidas e falar sobre a Circular de Oferta de Franquia;
- Conheça algumas unidades da franquia. Vá até elas e veja como funciona no cotidiano; - Feche o contrato, esse documento será usado para determinar como vai ser a relação entre franqueador e franqueado; - Escolha um ponto com boa movimentação de pessoas para trazer visibilidade à marca (sua franqueadora provavelmente lhe ajudará nisso); - Dê os primeiros passos como franqueado promovendo uma boa inauguração com funcionários treinados e com um marketing bem posicionado.
Caso você precise de uma assessoria para escolher a melhor franquia para começar a investir, a InnLeaders pode te ajudar em toda essa jornada!
O que é preciso para ser um franqueador?
Antes de tudo, é necessário ter um modelo de negócio que já tenha sido testado e validado, ou seja, ter ao menos uma unidade que já possa servir como case de sucesso, que tenha resultado financeiro positivo e que seja possível replicar. É importante comentar que seu negócio não precisa ser perfeito, pois em um processo de formatação de franquia serão revisadas todas as bases e a operação como um todo, deixando o negócio “redondinho”.
Os franqueadores podem recorrer a uma equipe especializada para desenvolver todo o trabalho de formatação de franquias, para isso. A InnLeaders conta com um time de especialistas para oferecer todo esse suporte e lhe acompanhar nessa jornada, precisando entre em contato conosco!
Basicamente, a formatação irá ajustar o seu negócio às exigências da Lei de Franquia, assim como dar direcionamento, estratégia, modelar seu negócio e muito mais. Finalizando esse processo você estará apto para vender as unidades da sua marca.
O modelo de negócio de franquias existe há muito tempo, pode ser extremamente lucrativo e ajudar muitos empreendedores a expandirem sua marca. Seu conceito é simples, tanto para franqueadores, quanto para franqueados. O primeiro precisa vender sua marca para que o outro continue seu trabalho, servindo a mesma qualidade para que obtenha um resultado positivo.
x
Comments