A dinâmica de jogos para engajamento nas organizações
top of page

A dinâmica de jogos para engajamento nas organizações



Qual empresa não deseja aumentar o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores? Em tempos de distanciamento social isso fica ainda mais difícil, certo?


No entanto, crises mundiais como esta pandemia que estamos enfrentando em função do novo coronavírus, exige adaptações muito rápidas se não quisermos “parar” e uma opção muito eficaz para driblar essa situação é a gameficação.


A gamificação é um método que tem como base as dinâmicas dos jogos para a resolução de problemas, criação de estratégias entre outras ações.


Apresentando Desafios

Sua empresa pode levantar quais são os gargalos ou problemas de cada área que ainda não foram solucionados. Por exemplo, se há um grande número de clientes insatisfeitos, então algo precisa ser feito para que esse problema não gere diminuição de vendas ou cancelamentos de contratos.


Em seguida, defina os objetivos a serem alcançados. Partindo do exemplo anterior, um dos objetivos pode ser aumentar o índice de satisfação dos clientes a partir do Net Promoter Score.


Com as informações obtidas através do Net Promoter Score, todos os gestores e coordenadores de área estarão mais aptos a tomar decisões. Ao identificar, por exemplo, que alguns clientes não recomendam a sua empresa devido ao atendimento lento, pode-se pensar em investir em mais atendentes e em capacitação para os colaboradores dessa área.


Estabeleça recompensas claras

É muito importante definir quais serão as recompensas para as pessoas ou o time vencedor. São essas recompensas que deverão gerar mais engajamento.

Que tipos de recompensas podem ser oferecidas? Bonificações, dias de folga, promoções e brindes com presentes etc. O mais importante é oferecer algo que esteja dentro da realidade da sua empresa e que atraia o envolvimento dos funcionários.


Testando as dinâmicas

Para que não haja erros durante a realização da dinâmica, é essencial fazer testes com pequenos grupos para validaras tarefas e regras definidas.

Depois, faça os ajustes necessários, lembrando que essa etapa é tão importante quanto a idealização de um projeto.


E você já tentou implementar a cultura da gamificação na sua empresa?

bottom of page