Conhecer isso é essencial para fazer o Plano de Marketing da sua empresa!
top of page

Conhecer isso é essencial para fazer o Plano de Marketing da sua empresa!

Você já ouviu falar no Marketing 4.0? Se sim, tem noção da importância desse conceito para as empresas atualmente, certo?


O Marketing 4.0 é aquele marketing aplicado às mudanças de comportamento e de consumo na era digital. Em 2020, com a pandemia provocada pela Covid-19, todas as empresas (pequenas, médias, grandes, micro, informais, trabalhadores autônomos) se viram “obrigados” a adaptar seus produtos, serviços e trabalho a internet.


Estamos em 2021, ainda sem previsão para tudo voltar ao “normal”. Quando voltar, é provável que Planeta nunca mais seja o mesmo. Empresas poderão adotar home-office ou modelos híbridos como padrão de trabalho, não mais como exceção. As nossas compras passarão a ser cada vez mais realizadas pela internet.


Para contratar um serviço pontual ou comprar numa empresa específica, vamos levar cada mais em consideração a maior presença nas redes sociais, quem consegue se aproximar mais dos seus clientes (como se fosse seu vizinho), oferecendo mais do que o básico.


Não há mais espaço para ter aquela mentalidade de “tenho lá um canal, um site, um facebook”, sem uma estratégia de conteúdo. Não é preciso contratar uma agência de propaganda, mas também não dá para contar apenas com o apoio do “sobrinho bom de Photoshop”.


Uma característica essencial do marketing 4.0 são os relacionamentos horizontais. Antes, as empresas adotavam relações hierárquicas com seus funcionários e consumidores. Atualmente, elas se colocam lado a lado das pessoas, tratando-os de igual para igual.


Cada vez mais, as marcas vêm adotando qualidades humanas para atrair consumidores. Isso requer descobrir ansiedades e os desejos latentes dos consumidores por meio de seus canais de comunicação (comentário, as críticas, as sugestões).


Em seu livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, Philip Kotler diz que, apesar de vivermos em um mundo cada vez mais tecnológico, ainda buscamos envolvimento pessoal. “Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas sob medida para nós”.



As pessoas estão mais críticas e desconfiadas em relação ao marketing, mas valorizam muito opinião de amigos, familiares, fãs e seguidores. Buscam conselhos e avaliações tanto online como offline.

Você gostou desse artigo? Deixe seu comentário, suas sugestões sobre o que você quer saber mais! Até a próxima...

bottom of page