O plano de negócios é o documento que apresenta a análise de viabilidade do empreendimento. Esta análise apresenta diferentes perspectivas para fundamentar a viabilidade ou não do negócio.
É claro que um plano de negócios não garante, por si, o sucesso, mas ele aumenta consideravelmente as chances de que esse empreendimento seja bem sucedido, pois já iniciado de modo organizado e não intuitivo.
No plano de negócios são diagnosticados os pontos fortes e fracos, apontando possíveis caminhos para diminuir os riscos. Para isto, este plano precisa de vários instrumentos auxiliares. O primeiro é a pesquisa e análise de mercado, onde deve-se avaliar o negócio sob 4 aspectos principais:
1. Mercado de atuação: macroeconomia, mercado local, situação atual (crescimento ou não).
2. Análise de clientes: se há demanda de clientes, se há um mercado potencial, quem são e onde estão estes clientes.
3. Análise dos concorrentes: a concorrência direta (que vendem exatamente o mesmo serviço ou produto) ou indireta (divide o mesmo público-alvo).
4. Estratégia: qual será o diferencial do meu negócio?
Depois do plano de negócios, é muito importante pensar no planejamento estratégico (ver texto neste blog) e o plano de marketing. Em quais canais farei a divulgação do meu serviço ou produto? Qual será o posicionamento da minha empresa no mercado?
É preciso também contemplar no plano de negócios os aspectos jurídicos e contábeis. Qual o tipo de empresa? Qual o regime tributário? (Simples Nacional, lucro presumido, lucro real, carga do imposto etc). Qual o modelo de abertura de empresa? (Limitada, microempresa, MEI etc).
Além disso, é preciso ter um plano de implementação, ou seja, pensar em todas as fases, o passo a passo necessário para abrir a empresa. Por exemplo, se estou abrindo um restaurante: a locação do espaço, reformação, contração de pessoal, treinamento, abertura, até o início da operação.
Tenha o mapeamento ou catálogo de todos os seus produtos e serviços, isto é, o portfólio do seu negócio ou da sua empresa. Isto é fundamenta para o desenvolvimento do negócio.
Se você gostou deste texto ou se ele te ajudou, deixe abaixo seu comentário! Ah e não deixe de conferir outros textos no blog que complementam o conteúdo deste artigo!
Comments