top of page

Quer abrir uma empresa? Entenda por que é importante ter um Plano de Negócios

O plano de negócios é o documento que apresenta a análise de viabilidade do empreendimento. Esta análise apresenta diferentes perspectivas para fundamentar a viabilidade ou não do negócio.




É claro que um plano de negócios não garante, por si, o sucesso, mas ele aumenta consideravelmente as chances de que esse empreendimento seja bem sucedido, pois já iniciado de modo organizado e não intuitivo.


No plano de negócios são diagnosticados os pontos fortes e fracos, apontando possíveis caminhos para diminuir os riscos. Para isto, este plano precisa de vários instrumentos auxiliares. O primeiro é a pesquisa e análise de mercado, onde deve-se avaliar o negócio sob 4 aspectos principais:

1. Mercado de atuação: macroeconomia, mercado local, situação atual (crescimento ou não).

2. Análise de clientes: se há demanda de clientes, se há um mercado potencial, quem são e onde estão estes clientes.

3. Análise dos concorrentes: a concorrência direta (que vendem exatamente o mesmo serviço ou produto) ou indireta (divide o mesmo público-alvo).

4. Estratégia: qual será o diferencial do meu negócio?



Depois do plano de negócios, é muito importante pensar no planejamento estratégico (ver texto neste blog) e o plano de marketing. Em quais canais farei a divulgação do meu serviço ou produto? Qual será o posicionamento da minha empresa no mercado?


É preciso também contemplar no plano de negócios os aspectos jurídicos e contábeis. Qual o tipo de empresa? Qual o regime tributário? (Simples Nacional, lucro presumido, lucro real, carga do imposto etc). Qual o modelo de abertura de empresa? (Limitada, microempresa, MEI etc).


Além disso, é preciso ter um plano de implementação, ou seja, pensar em todas as fases, o passo a passo necessário para abrir a empresa. Por exemplo, se estou abrindo um restaurante: a locação do espaço, reformação, contração de pessoal, treinamento, abertura, até o início da operação.


Tenha o mapeamento ou catálogo de todos os seus produtos e serviços, isto é, o portfólio do seu negócio ou da sua empresa. Isto é fundamenta para o desenvolvimento do negócio.

Se você gostou deste texto ou se ele te ajudou, deixe abaixo seu comentário! Ah e não deixe de conferir outros textos no blog que complementam o conteúdo deste artigo!

header.all-comments


bottom of page