O planejamento estratégico é essencial para uma empresa, pois é nele que estabelecemos e analisamos as nossas metas. É neste momento em que sócios, diretores e gerentes definirão o futuro da empresa, mais especificamente onde se quer chegar.
Primeiramente é preciso definir a visão, a missão e os valores. A missão estratégica deve ser definida de modo que possa orientar tanto administradores e colaboradores para que eles possam concentrar os seus esforços. A visão define para onde a empresa vai, onde pretende chegar a curto, médio e longo prazo. E os valores são os princípios que a empresa deseja compartilhar, contribuir e transmitir aos seus clientes. Exemplo: Ética, Sustentabilidade, Respeito etc.
O planejamento estratégico pode se basear em um diagnóstico realizado pela empresa, identificando quais são os pontos fortes e fracos da empresa, e quais são as ameaças e oportunidades. Ou seja, que oportunidades podem gerar crescimento para empresa e que ameaças podem “quebrar” a organização.
Para entender melhor, pense no planejamento estratégico como o script onde está detalhado como a empresa executa a estratégia que definiu. É uma ferramenta de gestão visando ajudar a organização a fazer um trabalho melhor, mais eficiente.
Para isto, é preciso definir metas e objetivos mensuráveis, realistas, pois desse modo será possível avaliar no cotidiano da empresa se o plano está sendo executado com sucesso. Muitos especialistas, afirmam que o planejamento estratégico pode ser tão importante para uma organização quanto os resultados.
A próxima etapa é definir um plano de ações para se atingir estes objetivos, ou seja, os caminhos, os métodos, o passo a passo rumo ao cumprimento do planejamento estratégico. Aqui indicamos, neste momento, aplicar um método para controle de ações, por exemplo, a metodologia 5W2H. Este método faz referências às iniciais de palavras em inglês:
1. What (O quê?): que tarefa vai ser executada (problema a ser solucionado).
2. Why (Por quê?): por que essa tarefa precisa ser executada.
3. How (Como?): como a ação será executada e concluída.
4. Who (Quem?): quem realizará a tarefa (pessoa, equipe, envolvidos direta ou indiretamente.
5. When (Quando?): quando ou em quanto tempo a tarefa será executada (prazos).
6. Where (Onde?): onde, em que contexto ou qual o local que será executada a tarefa.
7. How much (Quanto?): quais os gastos para realizar a tarefa.
A etapa seguinte é a execução em si, ou seja, colocar a mão na massa. O acompanhamento e a revisão são fundamentais nesta fase. Evidentemente, essa revisão não significa adequar para o menor esforço, mas ajustes que fazem parte em função da necessidade de atualizar algum dado ou informação que impactará diretamente no planejamento estratégico.
De nada adianta estratégia sem trabalho duro; de nada adianta trabalho duro sem estratégia. Confira o site da Innleaders e veja como podemos ajudar a sua empresa a pensar no planejamento estratégico.
Comments